terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Arquipélago da Madeira

As ilhas da Madeira e Porto Santo foram descobertas primeiro pelos Romanos e que ficaram conhecidas como as “Ilhas de Púrpura “. Mais tarde o arquipélago foi então redescoberto pelos Portugueses, nomeadamente Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco em 1419, que apelidou a ilha com o nome Madeira devido á abundância desta matéria-prima.
A primeira ilha descoberta foi a do Porto Santo em 1418 e depois foi a da Madeira em 1419.
 É um arquipélago bastante turístico. O seu clima é ameno tanto no Inverno como no Verão.
O arquipélago da Madeira situa-se no Oceano Atlântico, a 978km a sudoeste de Lisboa e a cerca de 700 quilómetros da costa africana. Além das ilhas da Madeira e do Porto Santo existem dois grupos de ilhas desabitadas, as ilhas Desertas e as Selvagens.
Na ilha da Madeira cultivam-se várias coisas: banana, anona, manga, cana-de-açúcar maracujá, milho, trigo, vinha, flores e outras espécies tropicais. O tipo de gado predominante é o ovino e caprino, com a menor presença do bovino. As principais espécies capturadas são o atum e o peixe-espada.
O Turismo na Madeira constitui uma fonte média de receitas de economia madeirense e por isso afirma-se que a ilha vive respire Turismo.   


Mafalda, Margarida e Nelson, 4.º Ano

Sem comentários:

Enviar um comentário