quarta-feira, 25 de maio de 2011

Fruta escolar - As nossas receitas


Continuamos a trabalhar o tema da fruta escolar na nossa escola. Agora estamos a descobrir receitas que podemos fazer, onde os ingredientes principais sejam os frutos que comemos na escola. Aqui estão algumas. Todas as semanas vamos colocar outras diferentes.
Aproveitem e experimentem em casa. Bom proveito.

Sonhos de cenoura

Ingredientes
. 200g de açúcar em pó
. 1 Kg de puré de cenoura
. 200g de farinha de trigo
. 300g de fermento de padeiro
. 3 Ovos
. 4 Gemas
. Raspa de 1 laranja
. 1 Colher de chá de canela
. Óleo e açúcar quanto basta

Preparação
Misture o açúcar em pó com o puré de cenoura, acrescente a farinha peneirada e envolva bem. Dissolva o fermento de padeiro num pouco de água morna e adicione ao preparado anterior, seguidos dos ovos, as gemas, a raspa de laranja e, por fim a canela. Tape com um pano e deixe repousar até dobrar de volume. Aqueça o óleo numa frigideira e virando até ficarem uniformemente dourados.
Retire com o auxílio de uma escumadeira e escora papel absorvente. Passe depois passe por açúcar e sirva.

Thierry, 4.º Ano


Bolo de cenoura e coco

Ingredientes:

350 gr de cenoura
200 gr de açúcar
200 gr de coco ralado
100 gr de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
4 ovos

Modo de fazer: primeiro, rala a cenoura e reserve. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme espumoso. Junto o coco (reserve um pouco para polvilhar o bolo) e a cenoura ralada. Bata de novo muito bem, adicionando por fim a farinha peneirada e misturada com o fermento em pó.
Deite este preparado numa forma baixa untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno até cozer, desenforme e polvilhe com coco ralado.

Fabiana, 4ºano



Ameixa com presunto

200 g de ameixas cozidas que tenham  sobejado,
100 g de presunto,
30 g de manteiga,
Algumas codeazinhas finas de pão duro,
4 colheradas de azeite .

Retirar o caroço das ameixas e envolver cada uma numa fatia fina de presunto. Barrar com um pouco de manteiga as codeazinhas de pão e levá-las a dourar em frigideira ligeiramente untada de manteiga, em lume moderado e recipiente coberto. Aquecer o óleo (sem o deixar ferver) numa outra frigideira e dispor aí as ameixas como presunto, cada uma delas sobre uma codeazinhas de pão, e servi-las bem quentes.

Filipa, 4º ano    


Tarte de pêra rocha

Ingredientes:

2 kg de pêra rocha
150 gr de açúcar
100 gr de manteiga
Massa folhada

Preparação:

Coloque o açúcar e a manteiga numa frigideira
Arrume as peras descascadas e cortadas em quartos por cima destes.
Deixe cozer em lume brando durante uma hora aproximadamente recorte um círculo de massa folhada e tape as peras.
Leve a cozer em forno pré aquecimento a 200º durante 15 minutos.
Desenforme virando a frigideira sobre um prato. Cuidado com o caramelo ao desenformar.

Nelson, 4.º Ano   


Bolo de laranja

150g de açúcar
150g de farinha
150g de manteiga
3 Ovos
1 Laranja
½ de fermento

Bate-se o açúcar com a manteiga até fazer um creme. Junta-se a farinha com fermento misturado.
Coze-se em forma untada com manteiga.

                                              Cobertura

O sumo de meia laranja muito bem batida com 4 ou 5 colheres de açúcar.

Dúlio, 4ºAno 

terça-feira, 24 de maio de 2011

As árvores de fruto

Aproveitando o tema da fruta escolar, com a ajuda da professora de Expressão Plástica fizemos estas árvores de fruto.

Alunos do 2.º e 3.º Ano

É bom gostar de fruta!

                    FRESCA
          SABOROSA
               SAUDÁVEL
          APETITOSA
               BOA
Texto colectivo (Turma do 2.º e 3.º Ano)

Numa manhã de Primavera, uma menina que se chamava Mariana levantou-se muito cedo, despachou-se e foi para a escola com o seu pai e a sua irmã. Nessa escola, havia fruta escolar, dois dias por semana.
Quando chegou a hora do lanche da manhã, a Mariana, sentou-se e olhava e tornava a olhar para a clementina que lhe tinham dado pela primeira vez na escola. 
O seu amigo Rui, viu e perguntou-lhe;
- Então, Mariana não comes a clementina?
- Eu penso que não gosto. Eu nunca provei!
- Então, prova e vais ver que vais gostar. Eu já comi a minha e estava deliciosa! As clementinas têm muitas vitaminas e fazem bem à saúde. Nós devemos comer fruta variada.
A Mariana, lá pensou e decidiu descascar a clementina. Depois provou-a e comeu-a toda num instante.
No fim, disse ao seu amigo Rui:
- Obrigada, por me teres ajudado, a clementina, era muito boa e tinha muito sumo! Gostei muito! Agora já podemos ir brincar.
Nesse dia, a Mariana, quando chegou a casa, foi logo contar à mãe o que se tinha passado e pediu-lhe para começar a comprar também clementinas porque eram fresquinhas e saudáveis.    

         A fruta é muito boa e faz bem á saúde (Tomás)
         A fruta é importante e saborosa. (Diogo)
         A fruta é um alimento saudável. (Inês)
         A fruta é deliciosa e muito saudável. (André)
         A fruta pode ser doce, amarga e de muitas cores. (João)

Os paus dos feijões

Depois de os feijões que foram plantados na nossa sala terem crescido bastante, achamos que precisavam de uns paus. Fomos ao pátio da nossa escola e apanhamos alguns.
E ficou assim....

Alunos do 1.º Ano

Fruta da nossa escola

Pois é...
Na nossa escola temos muita sorte. Além da fruta escolar que comemos 2 dias por semana, ainda podemos saborear outros frutos das árvores que existem aqui na escola.

Temos as nêsperas que temos apanhado de manhã (quando está mais fresco) e comido ao lanche da tarde.

E as ameixas já estão a ficar bem grandes...


Cada vez estamos mais saúdáveis. Tudo por causa da fruta.

A natureza que nos rodeia

Estava a passar quando li um anúncio que dizia:
- A natureza precisa de nós para sobreviver e esperamos que vocês colaborem.
Eu achei que devia. E lá fui eu. Encontrei as regras, e eram assim:
Têm de apanhar o lixo dos pinhais, das praias, tirar o lixos das lagoas, e dos lagos, avisar as pessoas para não deitarem lixo para o chão.
Apanhei o lixo que tinham mandado apanhar e avisei as pessoas.
Estive até às 06:20h para apanhar o lixo das ruas. Cansei-me, mas aprendi que tratar bem o planeta é bom.
César 3ºAno

As plantas dão oxigénio para nós vivermos, tal como todas as árvores que existem no nosso planeta.
Da natureza fazem parte: os campos, o mar, os rios, os animais, as montanhas, as serras, os solos (terra), o sol, o céu, o clima (tempo), os vales, as planícies, as rochas, os montes, as colinas e as ilhas.
As pessoas têm de cuidar bem da natureza, para sermos saudáveis e felizes.
Á nossa volta a natureza prega-nos partidas (sismos, tsunamis, terramotos e tempestades, como aconteceu em Espanha).
Eu gosto dos animais marinhos, tais como: o golfinho, a baleia, tubarão martelo, o caranguejo, o sapo (rã) e o cavalo-marinho.
Eduardo 3ªAno


A natureza é um bem que todos nós necessitamos para, poder-mos respirar um ar saudável.
Todos nós temos que saber respirar a natureza porque sem ela nós não podemos respirar ar puro.
Há muitas pessoas que não respeitam a natureza.
Essas pessoas estão a prejudicar o ar que nós temos que respirar.
Todos nós devíamos plantar árvores e limpar as florestas para assim podermos respirar um ar mais saudável.
As pessoas quando vão para as matas fazer os piqueniques não devem deixar lixos para assim não estarem a estragar o meio ambiente.
Também nós, as crianças da escola temos a obrigação de corrigir os adultos quando eles estão a sujar o ambiente.
As pessoas que fumam também estão a poluir o meio ambiente.
As fábricas e os automóveis são também dois fortes causadores da poluição do ambiente.
Ândria 3º ano


Nós devemos proteger a natureza porque senão podemos morrer sem ela.
Nós para proteger a natureza devemos reciclar, limpar as matas (porque senão o fizermos pode haver fogos), não andar muito de carro para não poluir o ar, não gastar muito papel para não termos de cortar mais árvores, não deixar as torneiras abertas para não gastarmos água.
Estas são as principais coisas que devemos fazer para proteger o mundo e o meio ambiente, ou seja a natureza.
A natureza é constituída pelas plantas, pelos animais, pela água e pelo ar.
As plantas são importantes para nós porque nos dão comida, oxigénio, e transformam o dióxido de carbono. Dão para construir, para fazer roupas, segurar a terra ao chão, para decorar as casas, para transportar (rodas, carroças, etc.).
Os animais são divertidos, uns bons e outros maus.
Podemos educá-los, para nos obedecerem, para guardar as casas, os rebanhos de ovelhas ou cabras e até manadas. Quase todos os animais têm quatro patas.
Alguns estão cobertos de escamas e não devemos matar os animais, mas sim protegê-los e dar-lhes de comer.
A água cobre grande parte do mundo. Há água salgada e água doce, tanto vivem peixes em água salgada como em água doce.
A maioria dos peixes não conseguir ir da salgada para a doce e da doce para a salgada. E sem ela não podemos sobreviver.
O ar é constituído por oxigénio, dióxido de carbono etc. O oxigénio é fundamental. Com ele podemos produzir electricidade, porque o vento faz rodar as ventoinhas e assim faz electricidade.
O ar é fundamental e sem ele nós morreríamos.
Miguel 3º ano


A natureza rodeia-nos com pinhais, pássaros, animais rastejantes, água etc.
Os pinhais têm pinheiros bravos e pinheiros mansos que são a casa de esquilos, pássaros e aranhas.
No chão podemos encontrar caruma e pinhas que vem dos pinheiros, que servem de abrigo e esconderijo dos ouriços caixeiros.
Também podemos encontrar animais perdidos ou abandonados.
A água vem dos rios ou nascentes que vão dar ao mar e servem para nos refrescarmos quando está calor e se estiver em boas condições podemos bebê-la.
Os animais rastejantes que podemos encontrar são: cobras, caracóis, minhocas, lagartixas, lesmas, etc.
Eu não gosto desses animais porque as cobras metem medo e o resto desses animais comem as plantas que fazem parte da natureza.
Rute 3º ano

Soluções para melhorar o meio ambiente

Hoje, os alunos da escola EB1 de Andrinos, fizeram um cartaz com as soluções para melhorar o ambiente.
A primeira solução que as meninas do 4º ano fizeram foi poupar papel. Sobre essa solução desenharam um ecoponto cheio de papel.
A segunda solução foi sobre poupar água. Sobre essa solução desenharam uma torneira e uma mão de uma pessoa a fechar a torneira.
A terceira solução foi sobre não fazer fogo nem deitar lixo no meio do pinhal. Essa solução foi ilustrada com muitas árvores e lixo junto ao caixote e havia também uma fogueira.
A quarta e última solução foi sobre fazer compostagem dos lixos domésticos (cascas de fruta, legumes, cascas de ovos, pão, infusões, massa e café). Sobre essa solução foi feito um desenho com uma caixa de compostagem, e ao lado três sacos com lixo doméstico.
Filipa 4º ano



Sou jornalista.
 - Boa noite! Aqui ninguém sabe cuidar do nosso planeta azul. Vou fazer uma entrevista com José Sócrates.
- Boa noite José Sócrates.
- Boa noite.
- Sabia que se as pessoas gastarem muito papel tem de se cortar muitas árvores. As árvores dão-nos muito oxigénio.
- Por acaso sabia.
- Também sabia que com a água que nós desperdiçamos, podemos morrer. A água é muito importante para a nossa vida.
- Sei. Ah, mas eu sei um…. Posso dizer?
- Não. Porque eu é que sou a jornalista. Mas eu também sei outra. Não fazer fogo nem deitar lixo no meio do pinhal.
- Eu ia dizer uma coisa muito parecida como essa. Mas voltando ao assunto.
- Então despedimo-nos aqui na SIC. Por hoje espero que tenham aprendido e tenham gostado daquilo que aprenderam.
- Adeus! Boa noite para todos.
Margarida 4.º Ano



O 4º ano da escola dos Andrinos fez um trabalho colectivo no dia 13 de Maio de 2011. O trabalho foi sobre soluções para melhorar o ambiente.
Fizeram 2 grupos. Juntaram as meninas (Mafalda, Margarida, Fabiana e Filipa) e juntaram os meninos (Dúlio, Ivan, Thierry e Nelson).
Tinham estas opções para escolher: evitar o uso de sprays, separar o lixo, poupar energia, moderar o aquecimento, utilizar fontes de energia renováveis, utilizar combustíveis que não causem tanta poluição, combater os incêndios, criar zonas verdes, poupar papel, poupar água, entre muito mais.
No fim de fazerem os cartazes, cada grupo apresentou o seu cartaz e o professor afixou os cartazes na escola.
Mafalda 4ºano         

terça-feira, 17 de maio de 2011

A nossa horta - Parte 2

Pois é....
A nossa horta está cada vez melhor. Tudo a crescer muito bem.









Vejam lá que já apanhámos alfaces para a salada do nosso almoço.

A apanha das nêsperas

Como alguns dos alunos do 1.º Ano retrataram a apanha das nêsperas...
Muito bem, não acham?

Jéssica




João António


João Rodrigues


As nêsperas da nossa escola!

No recreio da nossa escola há três nespereiras.

As nêsperas já estão maduras, mas nós não as conseguimos apanhar porque estão muito altas.
Por isso o professor Miguel como é muito alto apanhou-as para todos os meninos comerem.
Elas são muito docinhas.










Que delícia!

Alunos do 1.º Ano

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Mãe é…

...a minha maior amiga. (João António)
…gira.(Eva)
…o mundo feliz. (Tomás)
…muito brincalhona. (João Rodrigues)
…bonita. (Filipa)
…amiga. (Samuel)
…carinhosa.(JÉssica)
…cuidadosa. (Rodrigo)
…uma contadora de histórias. (Madalena)
… é quem ajuda nos trabalhos de casa.(Rafael)
…a melhor amiga do mundo. (Marlene)       
…engraçada.(Mariana)
...quem faz o comer. (Kleberson)
…quem gosta muito de nós. (Anastácia)
… quem passeia o cão.(Afonso)
…divertida. (Catarina)
...quem cuida de nós. (Rúben)

Alunos da turma do 1ºano

O dia da mãe

No passado dia 29 de Abril recebemos na nossa escola as nossas mães para o já habitual café e bolinho do Dia da mãe. As mães vieram logo a seguir ao almoço e aproveitámos para conviver um pouco, para entregar as prendas e os postais que fizemos.

Foram uns momentos muito bons e apreciados por todos.


Bolo de coco húmido

Ingredientes:  
  •  8 ovos                                                       
  • 500 g de  farinha de trigo                            
  • 500 g de  açúcar                                           
  • 250 g de  manteiga                                       
  • 125 g de  coco ralado                                    
  • 1 chávena de leite
  • 2 colheres de chá de fermento

Molho:
  • 8 colheres  de  açúcar
  • 1,5 chávena   de  leite
  • 5 colheres de sopa de  coco ralado
Batem-se as gemas e o açúcar, até obter um creme macio. À parte batem-se as claras em castelo e depois junta-se tudo. A seguir, acrescenta-se a manteiga, a farinha, o leite, o coco e o fermento batendo sempre entre cada ingrediente.
Por último, unta-se um tabuleiro com manteiga, polvilha-se com farinha e o bolo vai ao forno a 180º, cerca de 40 minutos. Depois retira-se do forno, pica-se com um palito e rega-se por cima com o molho feito com o leite fervido, o açúcar e o coco ralado. Deixa-se arrefecer e só depois de frio é que se deve desenformar. Por fim, polvilha-se por cima com coco ralado.

O nosso compostor

Como somos uma escola preocupada com o meio ambiente, decidimos aderir à campanha da Valorlis e trazer um compostor para a escola.

Assim, pudemos aproveitar os restos da fruta escolar, as folhas que caem das nossas árvores e outros produtos, e produzir o fertelizante para a nossa horta.

Votação

Na nossa escola também tivemos direito a umas eleições. Tudo para escolher os nomes para as nossas mascotes.

Os professores prepararam tudo e explicaram como decorria o chamado acto eleitoral. Depois os alunos é que ocuparam as posições e foram responsáveis por todas as diferentes actividades.

Depois de realizada a eleição, os resultados foram os seguintes:
Nome do menino - Mário Andrino;
Nome da menina - Rita Andrina;

A nossa horta

A nossa horta está a fica cada vez mais bonita.

As batatas já estão a ganhar flor e as alfaces estão quase boas para a salada.