sexta-feira, 4 de março de 2011

A fruta que comemos na nossa escola - Adivinhas

Por fora somos peludos,
Mas por dentro tão macios…
Há quem nos coma à dentada
Descascados e muito frios.



Andamos sempre aos pares,
Eu e a minha irmã do lado.
Temos pauzinho e caroço
A nossa cor é encarnada.






Faço os olhos bonitos
E os coelhos são doidos por mim,
Cresço de pé
e sirvo para pratos sem fim.




Amarela ou vermelhinha,
Crua, cozida ou assada.
Mesmo verde ou riscadinha.
Bom é dar-lhe uma dentadinha…





Sou filha da parreira,
Faço vinho e aguardente,
Sou boa p`ra sobremesa,
Dou passas a toda a gente.







Sou todo encarnadinho
E vou à mesa do rei.
Tenho tantas aplicações
Que eu próprio nem as sei.




Vestida de amarelo,
No cacho me criei.
Sou saborosa,
Que ao macaco encantei.




Parece uma campainha,
Por fora toda verdinha,
Por dentro toda branquinha,
E tem lá a sementinha.



Não vos digo a sua cor
Pois iam logo acertar;
Digo sim que ainda em flor
vai com a noiva casar…


Adivinhas recolhidas pelos alunos da turma do 1ºano.

Sem comentários:

Enviar um comentário